quinta-feira, 27 de junho de 2013

Memorial da Resistência de São Paulo

Ontem, antes de ir para o protesto contra o pastor Feliciano, fui ao Memorial da Resistência, entre as estações da Luz e Júlio Prestes.

Decidi fazer este passeio pois tem tudo a ver com este tempo de protestos versus repressão policial no qual vivemos atualmente.

O Memorial da Resistência está localizado no antigo prédio do DEOPS/SP ( Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo).

O DEOPS foi o departamento responsável por investigar  pessoas e/ou grupos políticos que eram considerados potencialmente perigosos para a ordem política da época. Em suma, foi o órgão utilizado na época da ditadura militar no Brasil para investigar e prender presos políticos.

Edifício projetado por Ramos de Azevedo, o prédio foi inaugurado em 1914, para funcionamento da Estrada de Ferro Sorocabana. Foi reformado em 1939 para abrigar o DEOPS.

Com a extinção do DEOPS/SP em 1983, o edifício passou a sediar a Delegacia de Defesa do Consumidor até 1997, quando passou o edifício então para a Secretaria de Estado da Cultura.

O lugar é simplesmente incrível e possui um grande acervo sobre o período da ditadura militar no Brasil, especialmente em São Paulo.

No térreo é possível visitar as celas onde pessoas eram presas e torturadas nos anos da ditadura militar. Enfim, o lugar vale cada centavo dos R$ 6 da entrada (estudantes pagam meia), pois além do tema ditadura militar, o prédio abriga também outras exposições, como de quadros modernistas, incluindo aí Tarsila do Amaral entre outros artistas.

Então, fica a dica para aproveitar o oportuno momento político do país, com seus protestos e o "revival" da repressão policial, para dar uma conferida no Memorial da Resistência e sentir um pouco dos anos de chumbo que o país viveu décadas passadas.








































































































































































































Vista para o corredor do presídio interno, onde os presos podiam as vezes tomar banho de sol.





































                             Porta de cela





    Cela
















































Aqui mostrarei um pouco de duas exposições que estão rolando  em outros andares do prédio.

















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário