domingo, 7 de julho de 2013

Morreu o MC DaLeste


Ao abrir um jornal on-line me deparei com a notícia da morte do "MC DaLeste".


Meus amigos devem estar se perguntando. Quem? Eu também não fazia a menor ideia de quem era, mas antes de ir lá no youtube descobrir, já imaginava ser um cantor deste tipo de música que apelidaram erroneamente de funk.



Para me inteirar melhor, assisti trechos de alguns videos deste jovem. Letras falando da "quebrada", da família, dos amigos, enaltecendo o crime, ironizando a polícia, falando de mulher como objeto e curiosamente de ostentação ao dinheiro e ao consumo.



Este último tema, ostentação, me chamou a atenção pois parece ser bem repetitivo nas letras deste tipo de funk. Vasculhando outros "MCs" pude confirmar que a tal ostentação ao dinheiro e ao consumo de carros, roupas, perfumes e marcas famosas em geral, é uma constante. 



Achei curioso a maioria destes jovens cantarem sobre ostentação, justamente morando em favelas e bairros favelizados em sua maioria. Esta vontade em consumir coisas caras para chamar a atenção dos outros na "quebrada" é muito forte e reflete o quanto a cultura de consumo em cidades com fossos gigantes de desigualdade social como São Paulo, Rio e todas as grandes cidades brasileiras, pode ser poderosa e desastrosa.



Como a boa parte destes jovens mal consegue concluir seus estudos, essa tal glamourização da ostentação vem do dinheiro proporcionado pelo crime, daí enaltecer o crime como o fornecedor do dinheiro para consumir e ostentar.



Este tipo de música virou fenômeno entre jovens pobres e miseráveis das periferias das cidades brasileiras. Basta dar uma rápida vasculhada no Facebook e Youtube, para encontrar dezenas de comunidades e videos com milhares de acessos e comentários de adolescentes que são apaixonados pelo tal funk de ostentação.



Não consigo estudar e trabalhar, vou roubar, vou virar criminoso, vou ser respeitado e admirado na quebrada após gastar o dinheiro do crime com carros, roupas e mulheres objetos para mostrar que eu posso, que eu consigo. Esta é a receita passada por esse tipo de música a milhões de jovens da periferia das grandes cidades do Brasil! Uma lástima!



Ao chegar a esta conclusão, não fiquei comemorando a morte do Mc DaLeste, como muitos já vi que estão fazendo pelas redes sociais e comentários em jornais online.



Ao contrário, assisti um video produzido por uma tal TV Funk sobre a vida deste rapaz, onde mostram o bairro onde nasceu e vivia, as pessoas com quem convivia, a escola onde "tentou" estudar e fiquei triste, pois percebi que este e outros MCs nada mais são do que vítimas das letras de suas próprias músicas e principalmente da cultura de consumo e padrão de vida americano, em um país com desigualdade de países miseráveis latino-americanos ou africanos.



Ao ligarem a TV de suas casas e também seus computadores de casa, lanhouses ou celulares com acesso a internet, estes milhões de jovens pobres e miseráveis são bombardeados por uma poderosa indústria da propaganda. 



Vale lembrar que o Brasil é reconhecido mundialmente por sua publicidade de "primeiro mundo", porém aqui temos vários mundos embutidos e o mundo dos pobres e miseráveis ainda é o maior, já que a tal classe média brasileira majoritária, pode ser comparada aos pobres dos países desenvolvidos.



Além da propaganda massiva e com grande penetração, temos as telenovelas, os seriados, os reality shows mostrando qual deve ser o padrão de vida alcançado pelos brasileiros e para completar, os programas de auditório e pseudo jornalísticos tipo "Pânico", CQC, Ratinho, Casos de Família, Balanço Geral e afins, ridicularizando e estereotipando as pessoas que estão fora deste padrão, dizendo para estes jovens, fujam não sejam perdedores como eles.



No fim, ao fazer esta análise, começo a não odiar mais este tipo de música, (o que não quer dizer que passarei a gostar), mas começo  a lamentar que ela seja  o reflexo cultural  de um país tão injusto e desigual.



Descanse em paz Daniel Pedreira Senna Pellegrine (Mc da Leste)!
































.

Nenhum comentário:

Postar um comentário